Betta com cauda desfiada - Motivos??

Discussões gerais sobre os peixes de água doce.

Moderador: Equipe AqOL

Regras do fórum
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.

Betta com cauda desfiada - Motivos??

Mensagempor Danyel Magnus em 02 Nov 2008, 15:34

Pois é, muita gente condena, mas eu tenho um betta num comunitário. Nos nos três primeiros dias tava tudo bem com ele e com os peixes, mas hj eu percebi que as barbatanas dele estavam cortadas e eu queria saber o porquê. Os peixes que eu tenho são 9 neons, 2 tetras red crystal, 2 corydoras, 1 ramirezi e 1 xadrezinho, além do betta (macho).

Eu estou achando que foi o ramirezi, por que o betta de vez em quando passa pelo meio do cardume de neons e nada acontece, já com os tetras ele faz é encará-los, então acho que ele não deixaria barato pros tetras. E com os corydoras, eles as vezes até se esbarram (meus corydoras são meio lesados) e nada acontece. Eu num condeno o xadrezinho pq ele nunca foi de brigar e o ramirezi já teve umas discurssões que envolviam mordidas com outro que tive mais que morreu com uma bactéria se eu não me engano.

Outro motivo que eu estou achando que pode ser o verdadeiro é alguma bactéria ou coisa do tipo.

Então, o que vcs acham?? É possível restaurar a cauda??

Obs: Eu num consegui colocar uma foto, mas ta aí o endereço de uma que eu consegui tirar. Ta meio embaçado, mas eu acho que dá pra ver :/ Num sou um bom fotógrafo...
http://img83.imageshack.us/my.php?image=0002514fw3.jpg

Obrigado ^^
Danyel Magnus
Montador
Montador

Re: Betta com cauda desfiada - Motivos??

Mensagempor woodp em 12 Nov 2008, 01:04

Bom .... ja tentei colocar bettas no comunitario e acontecia a mesma coisa.
Desfiavam ele ou morria de causa nao aparente.

Sugiro primeiro separa-lo e se tiver se alimentando normalmente e a calda parar de desfiar, alguem estava pinicando ele.
Sobre bacterias e outra causa forte e possível, mas nao seria a primeira pois ele vive e aquario comunitario.

Meu beta foi desfiado numa noite e somente apos uns 3 meses a calda voltou ao normal.
Se for bacteria, sugiro produtos da Sera ou da labcon que produzem produtos bactericidas.

Outras dicas:
Bettas nao gostam de aquarios profundos e com muito oxigenacao.
Nao gostam de agua movimentada.

os dois fatores os deixam estressados podendo propiciar baixa resistencia e por consequencia doencas.
Boa Sorte !!

Abs.
Wood
woodp
Ciclador
Ciclador

Mensagempor Danyel Magnus em 12 Nov 2008, 17:33

Ok, mais um ramirezi morreu. Estou realmente achando que é bactéria. e o estranho é pq foram os dois ramirezis, nenhuma outra espécie. Oo

Eu não creio que tenha sido os peixes, ele bota pra correr os possíveis "mordedores" (tetras e neons). Mas estou observando melhor o dia-a-dia do aquário pra ver se noto alguma coisa.

Fui em um forum de uma comunidade no orkut e me falaram que seria por causa do pH, que é 6,8. Será?? Tudo bem que o pH do betta é neutro, mas será que uma variação pequena dessa provocaria algo desse tipo? Acho que não :/

Vou amanhã em uma loja especializada comprar alguns testes, uns peixinhos(provavelmente platis),pq meu aqua ta meio vazio, e comprar esse remédio aí. Eu posso utilizar esse remédio no aquario todo, mesmo sem ter certeza da presença das bactérias?

Já estou percebendo uma restauração na cauda, mas a nadadeira de baixo está um pouco mais desfiada.

Brigadão.
Danyel Magnus
Montador
Montador

Mensagempor woodp em 12 Nov 2008, 17:52

Sobre o PH nao posso afirmar, mas em algumas especies ocorre perda de escamas por adaptações de PH.
Meus antigos bettas viviam em PH de 7 a 7,5 e nao dinham este problema.

Sobre a medicação, não vejo contra indicação de utililizar mesmo você não conhecendo a causa exata. Sugiro vc criar um aquario hospital para este fim. Primeiro por questão de tamanho. Se seu aquario for muito grande, gastara muito dinheiro com a medicação(veja a bula da mesma para saber quanto vai gastar), segundo porque o Betta necessita de paz e tranquilidade. Um aquario so para ele seria indicado nesta etapa de sua recuperação.
E isso !
Informa depois como anda o progresso do tratamento.
Abs.
Wood
woodp
Ciclador
Ciclador

Voltar para Peixes de Água Doce